Tecendo redes de conhecimento no Ciberespaço

O que há de novo e inédito com as tecnologias da informação e da comunicação é a parceria cognitiva que elas estão começando a exercer na relação que o aprendente estabelece com elas.

Assman (2005, p.19)


Este blog é um espaço de compartilhamento de criações textuais diversas com o objetivo de criar uma rede de conhecimentos através das novas tecnologias e da inteiração em rede!

Bem Vindo...

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A sabedoria consiste na busca incessante do criar e recriar, onde os saberes são reinventados a cada instante em uma construção constante e ininterrupta!

Paula Oliveira

domingo, 11 de dezembro de 2011

Conceito de Número


 Por que  o trabalho com números, nos anos iniciais não deve se basear nas noções ligada
a conjuntos?

A ênfase na importância da teoria dos conjuntos no ensino da matemática desde a fase elementar foi adotado no mundo todo, Ema detrimento da construção do conceito de número pela criança através da utilização da teoria apenas, no qual priorizava a representação simbólica, onde os alunos das séries iniciais não conseguiam acompanhar.
Hoje conclui-se que a criança precisa trabalhar com coleções de objetos, os quais possa manipular, observar, descobrindo as propriedades, juntando por semelhanças, separando por diferenças, estabelecendo correspondências um a um entre os elementos de duas coleções para comparar quantidades.
  
Qual a importância da conservação de quantidade para a compreensão sobre número?

 Em primazia é relevante considerar que a conservação de quantidades é um processo que ocorre de modo gradual.
No conceito de número natural, é indispensável que a criança esteja segura de que a quantidade de objetos de uma coleção permanece a mesma quando se modifica a forma em que se organiza.
A realização de atividades que envolvem a conservação de quantidades condiciona a criança a identificar em cada fase do desenvolvimento, uma forma diferente de organizar e construir a sua compreensão de números. Elas inicialmente não tem noção alguma da diferença de quantidades, posteriormente começa a ter uma certa noção de espaço, mesmo sem se preocupar com a quantidade, contudo respeitando os limites, essas ainda não construíram um critério que lhes permita decidir sobre a iguladade das quantidades. Na fase seguinte, a criança já faz o pareamento dos objetos e consegue arranjá-los com a mesma quantidade.
Essa conservação de quantidades ajuda na compreensão de número, mas não é fator primordial, porque vão continuar apresentando dúvidas em qualquer situação diferente.
A variedade de situações que envolvam e estimulem a buscar soluções, estabelecer relações e realizar operações, é esse conjunto que fundamenta o conceito de número.
Portanto, a conservação de quantidades para a compreensão de números, torna-se relevante na apropriação da identificação de quantidade, limites impostos através do espaço e na comparação.

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