Por que o
trabalho com números, nos anos iniciais não deve se basear nas noções ligada
a
conjuntos?
A
ênfase na importância da teoria dos conjuntos no ensino da matemática desde a
fase elementar foi adotado no mundo todo, Ema detrimento da construção do
conceito de número pela criança através da utilização da teoria apenas, no qual
priorizava a representação simbólica, onde os alunos das séries iniciais não
conseguiam acompanhar.
Hoje
conclui-se que a criança precisa trabalhar com coleções de objetos, os
quais possa manipular, observar, descobrindo as propriedades, juntando por
semelhanças, separando por diferenças, estabelecendo correspondências um a um
entre os elementos de duas coleções para comparar quantidades.
Qual a importância da conservação de quantidade para
a compreensão sobre número?
Em primazia é relevante considerar que a
conservação de quantidades é um processo que ocorre de modo gradual.
No
conceito de número natural, é indispensável que a criança esteja segura de que
a quantidade de objetos de uma coleção permanece a mesma quando se modifica a
forma em que se organiza.
A
realização de atividades que envolvem a conservação de quantidades condiciona a
criança a identificar em cada fase do desenvolvimento, uma forma diferente de
organizar e construir a sua compreensão de números. Elas inicialmente não tem
noção alguma da diferença de quantidades, posteriormente começa a ter uma certa
noção de espaço, mesmo sem se preocupar com a quantidade, contudo respeitando
os limites, essas ainda não construíram um critério que lhes permita decidir
sobre a iguladade das quantidades. Na fase seguinte, a criança já faz o
pareamento dos objetos e consegue arranjá-los com a mesma quantidade.
Essa
conservação de quantidades ajuda na compreensão de número, mas não é fator
primordial, porque vão continuar apresentando dúvidas em qualquer situação
diferente.
A
variedade de situações que envolvam e estimulem a buscar soluções, estabelecer
relações e realizar operações, é esse conjunto que fundamenta o conceito de
número.
Portanto,
a conservação de quantidades para a compreensão de números, torna-se relevante
na apropriação da identificação de quantidade, limites impostos através do
espaço e na comparação.
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