A educação a nível
mundial está fomentada sobre um consistente desenvolvimento das Tecnologias da
Informação e da Comunicação, enveredando em uma rápida propagação da modalidade
de ensino a distância. É pertinente afirmar que a atual conjuntura da EAD
apresenta veemente equidade, não obstante a significativa relevância do
processo de autodidatismo e auto-aprendizagem inerentes a esta modalidade, à
despeito de estruturar-se de modo democrático, possibilitando a inserção de uma
camada social significativamente maior no sistema educativo.
A EAD
favorece uma aprendizagem personalizada, contudo exige rigorosidade crítica e
metódica do aprendente que busca sucesso nesta modalidade de ensino, que por
sua vez será proporcional a capacidade individual de autodisciplina em variadas
ações.
No concernente às
devidas implicações, temos o conceito de EAD como uma modalidade de
ensino caracterizada por especificidades próprias, destacando a mediação entre
docentes e aprendentes através da utilização de meios e tecnologias de
informação e comunicação, onde um e outro executam as suas funções em tempo e
espaço distintos a maioria do tempo em que durar o processo de
ensino/aprendizagem. É transferido basicamente aos aprendentes o controle do
processo de aprendizagem, visando o desenvolvimento da autonomia e capacidade
cognitiva.
Entretanto, a
diferença do conceito de EAD para e-learning
consiste no modo de realização de ambos. Enquanto que a EAD pode ser realizada
independente de meios eletrônicos a e-learning, termo usual que define a aprendizagem
eletrônica se realiza apenas via internet.
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