Tecendo redes de conhecimento no Ciberespaço

O que há de novo e inédito com as tecnologias da informação e da comunicação é a parceria cognitiva que elas estão começando a exercer na relação que o aprendente estabelece com elas.

Assman (2005, p.19)


Este blog é um espaço de compartilhamento de criações textuais diversas com o objetivo de criar uma rede de conhecimentos através das novas tecnologias e da inteiração em rede!

Bem Vindo...

Bem Vindo...

A sabedoria consiste na busca incessante do criar e recriar, onde os saberes são reinventados a cada instante em uma construção constante e ininterrupta!

Paula Oliveira

domingo, 11 de dezembro de 2011

EAD e e-learning


A educação a nível mundial está fomentada sobre um consistente desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação, enveredando em uma rápida propagação da modalidade de ensino a distância. É pertinente afirmar que a atual conjuntura da EAD apresenta veemente equidade, não obstante a significativa relevância do processo de autodidatismo e auto-aprendizagem inerentes a esta modalidade, à despeito de estruturar-se de modo democrático, possibilitando a inserção de uma camada social significativamente maior no sistema educativo.
A EAD favorece uma aprendizagem personalizada, contudo exige rigorosidade crítica e metódica do aprendente que busca sucesso nesta modalidade de ensino, que por sua vez será proporcional a capacidade individual de autodisciplina em variadas ações.
No concernente às devidas implicações, temos o conceito de EAD como uma modalidade de ensino caracterizada por especificidades próprias, destacando a mediação entre docentes e aprendentes através da utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, onde um e outro executam as suas funções em tempo e espaço distintos a maioria do tempo em que durar o processo de ensino/aprendizagem. É transferido basicamente aos aprendentes o controle do processo de aprendizagem, visando o desenvolvimento da autonomia e capacidade cognitiva.
Entretanto, a diferença do conceito de EAD para e-learning consiste no modo de realização de ambos. Enquanto que a EAD pode ser realizada independente de meios eletrônicos a e-learning, termo usual que define a aprendizagem eletrônica se realiza apenas via internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário