Tecendo redes de conhecimento no Ciberespaço

O que há de novo e inédito com as tecnologias da informação e da comunicação é a parceria cognitiva que elas estão começando a exercer na relação que o aprendente estabelece com elas.

Assman (2005, p.19)


Este blog é um espaço de compartilhamento de criações textuais diversas com o objetivo de criar uma rede de conhecimentos através das novas tecnologias e da inteiração em rede!

Bem Vindo...

Bem Vindo...

A sabedoria consiste na busca incessante do criar e recriar, onde os saberes são reinventados a cada instante em uma construção constante e ininterrupta!

Paula Oliveira

domingo, 11 de dezembro de 2011

A formação e o desenvolvimento da Sociologia no pensamento europeu do século XlX.



  •   Contexto histórico

O contexto histórico decorrente de diversas manifestações e revoluções, tais como a Revolução Francesa, Revolução Industrial, o Renascimento, o Iluminismo, Propiciaram o surgimento da Sociologia transcorrendo num momento de grande expansão do Capitalismo, a considerar que a sociedade passava por transformações contundentes no concernente a tais acontecimentos.        
             Os problemas sociais surgiam com intensidade dando margem às críticas em relação ao Capitalismo, onde surgiam contestações à ordem vigente e novas propostas de organização da sociedade.
            Na década de 1830, apareceram pensadores ingleses e franceses que eram chamados de socialistas. Eles acreditavam que a economia não deveria beneficiar poucos indivíduos( a burguesia), mas toda a sociedade.
             A falta de um entendimento comum por parte dos sociólogos possibilitou o desencadear do nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas sociologias, como preferem afirmar alguns sociólogos. A existência de interesses opostos na sociedade capitalista penetrou e invadiu a formação da sociologia.

  •  Os profetas do passado

            Os conservadores chamados de “profetas do passado” construíram suas obras contra a herança dos Iluministas. O pensamento conservador era inspirado na  sociedade feudal, com sua estabilidade e acentuada hierarquia social.
            O ponto de partida dos conservadores foi o impacto da Revolução Francesa. Esses pensadores criticavam com severidade a sociedade industrial/moderna. Eram defensores das instituições religiosas, monárquicas e aristocratas que se encontravam em processo de desmoronamento. Não viam nenhum progresso numa sociedade cada vez mais alicerçada no urbanismo, na indústria, na tecnologia, na ciência e no igualitarismo. A época moderna era dominada pelo caos social, pela desorganização e pela anarquia. A manutenção da ordem social devia ser centrada no estudo de instituições sociais como a família, a religião e o grupo social.

Os principais pensadores conservadores:
  • Edmund Burke (1729-1797);
  • Joseph de Maistre (1754-1821);
  • Louis de Bonald (1754-1840);

As idéias desses conservadores influenciaram outros positivistas como:
  • Saint Simon (1760-1825);
  • Augusto Comte (1798-1857)

Esses conservadores influenciaram o pensamento e a produção científica dos sociólogos chamados de “Clássicos da Sociologia”, são eles:
  • Karl Marx (1818-1883);
  • Émile Durkhein (1854-1917);
  • Friedrich Engels (1820-1903);
  • Max Weber (1864-1920)
Os diferentes contextos (econômico, social, político e cultural) vivenciados por cada autor é relevante na produção de suas teorias sociais e as diferenças entre elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário