Tecendo redes de conhecimento no Ciberespaço

O que há de novo e inédito com as tecnologias da informação e da comunicação é a parceria cognitiva que elas estão começando a exercer na relação que o aprendente estabelece com elas.

Assman (2005, p.19)


Este blog é um espaço de compartilhamento de criações textuais diversas com o objetivo de criar uma rede de conhecimentos através das novas tecnologias e da inteiração em rede!

Bem Vindo...

Bem Vindo...

A sabedoria consiste na busca incessante do criar e recriar, onde os saberes são reinventados a cada instante em uma construção constante e ininterrupta!

Paula Oliveira

domingo, 11 de dezembro de 2011

O ensino da Matemática e os saberes da docência



            A matemática é uma ciência em construção, e como muitas outras ciências necessita ser fomentada, considerando que o ponto de partida da prática educativa deve ser não a compreensão do mundo que tem o educador e o seu sistema de conhecimento, mas a compreensão do mundo que tem, ou esteja tendo, o educando.
       Desde que a humanidade surgiu, existe a matemática, é inato ao ser humano esse conhecimento e não deve ser considerado como um negócio para deuses ou gênios, contudo importa que saibamos participar matematicamente do mundo, não obstante, a matemática natural não ser acatada pelo professor que tem uma outra visão de matemática, instigando ao desprestígio do senso comum, onde existe a super-valorização do conhecimento acadêmico diante da desvalorização do conhecimento comum. O ensino deve partir do que o educando sabe para que ele possa saber melhor, saber mais e saber que ainda não sabe. Deparamo-nos com uma conjuntura contrária nas escolas, onde o educando vai apenas receber e ele está inclusive convencido disso.
      Faz-se mister entender que a matemática não é uma matéria cheia de conteúdos congelados em livros, mas uma ciência viva de suma importância para todos e que deve ser tida como instrumento transformador, onde o educando e o educador protagonizam no intercâmbio de saberes na busca da construção do aprendizado.
            È importante salientar que a escola não perderá o seu papel de ambiente onde se passa conhecimento, porém acrescentar a ela o papel de lugar que também se compartilha saberes. Essa prática resulta no conhecimento produzido socialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário