“ Estar à
altura de explorar e aproveitar do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de
atualizar, aproveitar e enriquecer estes primeiros conhecimentos, e de adaptar
a um mundo de mudança”
(Delors et al,
1998, p.89)
A aprendizagem
Colaborativa surge da necessidade de inserir metodologias interativas na
educação, abrange um ensino com pesquisa, abordagem progressiva, visão
holística, são trocas ativas de idéias. Favorecendo que alunos de diversos
níveis de performance trabalhem juntos em pequenos grupos tendo uma única meta,
que proporciona a interatividade.
O
acesso ao conhecimento é facilitado através das Tecnologias da Informação e das
comunicações, o que acaba alterando as relações do ser humano em diversas áreas
do conhecimento, conduzindo com igualdade as possibilidades de acesso ao
conhecimento, ajudando na construção de uma aprendizagem colaborativa entre
todos.
De
acordo com Delors e colaboradores, ao elaborar para a UNESCO o relatório da
comissão Internacional sobre educação para o século XXI, foi exposto um
capítulo sobre os quatro pilares da educação, considerado pelos autores,
fundamentais, organizados da seguinte forma: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e
aprender a ser.
O que percebemos é que na EAD esses pilares estão sendo difundidos. A
aprendizagem colaborativa em conjunto com a educação a distância proporciona
ampla disponibilidade de armazenamento e circulação de informações no novo
século e favorece o papel da educação diante deste contexto de abundante
potencialidade cognitiva. O estudo das aquisições ou mesmo da aprendizagem em
si, através da EAD implica em uma eminente necessidade hoje, para que possamos
construir com mais autonomia e democraticamente a difusão e expansão da
Aprendizagem Colaborativa concomitante com a EAD.
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