Tecendo redes de conhecimento no Ciberespaço

O que há de novo e inédito com as tecnologias da informação e da comunicação é a parceria cognitiva que elas estão começando a exercer na relação que o aprendente estabelece com elas.

Assman (2005, p.19)


Este blog é um espaço de compartilhamento de criações textuais diversas com o objetivo de criar uma rede de conhecimentos através das novas tecnologias e da inteiração em rede!

Bem Vindo...

Bem Vindo...

A sabedoria consiste na busca incessante do criar e recriar, onde os saberes são reinventados a cada instante em uma construção constante e ininterrupta!

Paula Oliveira

domingo, 11 de dezembro de 2011

Os quatro pilares da aprendizagem colaborativa


“ Estar à altura de explorar e aproveitar do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar, aproveitar e enriquecer estes primeiros conhecimentos, e de adaptar a um mundo de mudança”
(Delors et al, 1998, p.89)


A aprendizagem Colaborativa surge da necessidade de inserir metodologias interativas na educação, abrange um ensino com pesquisa, abordagem progressiva, visão holística, são trocas ativas de idéias. Favorecendo que alunos de diversos níveis de performance trabalhem juntos em pequenos grupos tendo uma única meta, que proporciona a interatividade.
            O acesso ao conhecimento é facilitado através das Tecnologias da Informação e das comunicações, o que acaba alterando as relações do ser humano em diversas áreas do conhecimento, conduzindo com igualdade as possibilidades de acesso ao conhecimento, ajudando na construção de uma aprendizagem colaborativa entre todos.
            De acordo com Delors e colaboradores, ao elaborar para a UNESCO o relatório da comissão Internacional sobre educação para o século XXI, foi exposto um capítulo sobre os quatro pilares da educação, considerado pelos autores, fundamentais, organizados da seguinte forma: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
            O que percebemos é que na EAD esses pilares estão sendo difundidos. A aprendizagem colaborativa em conjunto com a educação a distância proporciona ampla disponibilidade de armazenamento e circulação de informações no novo século e favorece o papel da educação diante deste contexto de abundante potencialidade cognitiva. O estudo das aquisições ou mesmo da aprendizagem em si, através da EAD implica em uma eminente necessidade hoje, para que possamos construir com mais autonomia e democraticamente a difusão e expansão da Aprendizagem Colaborativa concomitante com a EAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário