Tecendo redes de conhecimento no Ciberespaço

O que há de novo e inédito com as tecnologias da informação e da comunicação é a parceria cognitiva que elas estão começando a exercer na relação que o aprendente estabelece com elas.

Assman (2005, p.19)


Este blog é um espaço de compartilhamento de criações textuais diversas com o objetivo de criar uma rede de conhecimentos através das novas tecnologias e da inteiração em rede!

Bem Vindo...

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A sabedoria consiste na busca incessante do criar e recriar, onde os saberes são reinventados a cada instante em uma construção constante e ininterrupta!

Paula Oliveira

domingo, 11 de dezembro de 2011

Sistemas de Numeração


A utilização da matemática em nossa vida faz-se necessária, isso é imensurável. Ao nos conduzirmos ao estudo da disciplina ou não, a tendência é que nos adaptemos cada vez mais a apropriação que fazemos dela.
Implica que um numeral é um símbolo ou grupo de símbolos que representa um número em um determinado instante da evolução do homem. Devemos nos apropriar das formas de apresentação que esses números aparecem, concernindo em considerar que para utilizarmos esse sistema de numeração hoje, seja esse que conhecemos. Em diferentes momentos históricos e em diferentes lugares, encontramos indícios de construções matemáticas que se constituíam em outros sistemas de numeração cada um com sua lógica própria, apresentando vantagens e limites.
Ao estudarmos os diferentes sistemas de numeração podemos perceber que contamos com um sistema bastante complexo, que nos favorece a realização de cálculos escritos com números pequenos e grandes, envolvendo as diversas operações aritméticas.
O nosso sistema de numeração é decimal e baseia-se numa numeração de posição onde os dez algarismos indos-arábicos: 0, 1,2,3,4,5,6,7,8,9 servem a contar unidades, dezenas, centenas, etc. da direita para a esquerda. Contrariamente, à numeração romana, o algarismo árabe tem um valor diferente segundo a sua posição no número. Em nosso sistema de numeração só usamos 10 símbolos diferentes para escrever qualquer número, enquanto que as numerações egípcias e romanas é preciso criar novos símbolos para se escrever números muito grandes, na realização de cálculos também era complicado usando esses critérios.
Para a contagem de grandes quantidades, costumamos agrupar os objetos. Agrupar e reagrupar de 10 em 10 é uma característica do nosso sistema de numeração, por isso chamado de sistema de numeração decimal e tem por base 10, usando inclusive os dedos das mãos que são em número de dez para contar. As diferenças entre o nosso sistema de numeração e o egípcio/romano são determinadas pelos seguintes aspectos:
·         Base
·         Valor posicional
·         Zero
·         Princípio multiplicativo
·         Princípio aditivo
·         Quantidade de símbolos diferentes

Portanto, sem estudarmos os diferentes sistemas de numeração, ficamos alheios a essas informações que são em suma relevantes para a nossa realidade de aprendente, professor (a) e futuro (a) pedagogo (a).

 

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