A utilização da matemática
em nossa vida faz-se necessária, isso é imensurável. Ao nos conduzirmos ao
estudo da disciplina ou não, a tendência é que nos adaptemos cada vez mais a
apropriação que fazemos dela.
Implica
que um numeral é um símbolo ou grupo de símbolos que representa um número em um
determinado instante da evolução do homem. Devemos nos apropriar das formas de
apresentação que esses números aparecem, concernindo em considerar que para
utilizarmos esse sistema de numeração hoje, seja esse que conhecemos. Em diferentes
momentos históricos e em diferentes lugares, encontramos indícios de
construções matemáticas que se constituíam em outros sistemas de numeração cada
um com sua lógica própria, apresentando vantagens e limites.
Ao
estudarmos os diferentes sistemas de numeração podemos perceber que contamos
com um sistema bastante complexo, que nos favorece a realização de cálculos
escritos com números pequenos e grandes, envolvendo as diversas operações
aritméticas.
O
nosso sistema de numeração é decimal e baseia-se numa numeração de posição onde
os dez algarismos indos-arábicos: 0, 1,2,3,4,5,6,7,8,9 servem a contar
unidades, dezenas, centenas, etc. da direita para a esquerda. Contrariamente, à
numeração romana, o algarismo árabe tem um valor diferente segundo a sua posição
no número. Em nosso sistema de numeração só usamos 10 símbolos diferentes para
escrever qualquer número, enquanto que as numerações egípcias e romanas é
preciso criar novos símbolos para se escrever números muito grandes, na
realização de cálculos também era complicado usando esses critérios.
Para
a contagem de grandes quantidades, costumamos agrupar os objetos. Agrupar e
reagrupar de 10 em 10 é uma característica do nosso sistema de numeração, por
isso chamado de sistema de numeração decimal e tem por base 10, usando
inclusive os dedos das mãos que são em número de dez para contar. As diferenças
entre o nosso sistema de numeração e o egípcio/romano são determinadas pelos
seguintes aspectos:
·
Base
·
Valor posicional
·
Zero
·
Princípio
multiplicativo
·
Princípio aditivo
·
Quantidade de
símbolos diferentes
Portanto, sem
estudarmos os diferentes sistemas de numeração, ficamos alheios a essas
informações que são em suma relevantes para a nossa realidade de aprendente,
professor (a) e futuro (a) pedagogo (a).
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