Coruja: Símbolo da Pedagogia
As
corujas são os símbolos da filosofia e da pedagogia devido à inteligência,
argúcia, astúcia, sensibilidade, visão e audição super potente das corujas. A
coruja tem visão 180% superior ao do homem. Ela enxerga tudo ao seu redor
apesar de ser daltônica, não identificando a cor vermelha, e poder mexer
completamente a cabeça (gira-a para todos os lados, pois tem os olhos
completamente separados). É muito difícil enganá-la, ela percebe "segundas
intenções".É muito difícil criá-la em cativeiro, sendo uma ave muito
ligada a sua família, não abandona os filhos em hipótese alguma, sendo o macho
quem cuida dos filhotes e a fêmea é quem sai par caçar.Existem diversas
representações para este símbolo, a Coruja, no que se refere as representações
para a Filosofia e Pedagogia; no entanto, podemos observar na figura símbolo:
1º) A
cabeça da coruja possui um formato ovalado, quase arredondado, que faz imaginar
a figura do globo terrestre. Isso permite considerar que a formação do pedagogo
é para todos os cantos do mundo. É universalista, pluralista;
2º) Acima
dos olhos e abaixo da cabeça a penugem do pássaro forma uma semelhança de letra
“V”, que pode ser interpretada como a primeira letra da palavra “Vida”; afinal,
o Pedagogo será o profissional apto a preparar o ser humano para a vida toda,
não apenas para o saber;
3º) O
olho direito está bem aberto e é formado de uma espécie de circunferência com
escamas que fazem lembrar a representação de ondas concêntricas. E o olho
esquerdo apresenta-se fechado Essa representação parece permitir a
interpretação de que o pedagogo é aquele que precisa concentrar-se no
conhecimento, na construção da própria personalidade, na reflexão, na formação
de princípios (olho fechado). Um olhar para dentro (introspecção) e um olhar
para fora (extrospecção), para o mundo (o olho direito) que se projeta para o
futuro e irradia suas ondas de conhecimento para um além bem distante;
4º) O
pássaro dá a impressão de mostrar-se com o peito aberto, estufado para frente.
Isso pode representar a coragem, a ousadia que o pedagogo precisa assumir para
levar em frente sua missão, suas metas, seus objetivos, frente às dificuldades
profissionais suas e as dificuldades culturais, sociais e psíquicas dos seus
educandos;
5º) Uma
das asas do pássaro empunha um lápis que escreve sobre um livro que, por sua
vez, está sobre outro livro. Hoje já existem símbolos da pedagogia que
apresentam três livros. Isso pode significar que o ler e o escrever são as
ferramentas que darão asas para o ser humano voar em busca de sua
autorrealização e libertação. O Pedagogo é o iniciante deste processo porque
ele começa a sua atuação nas primeiras séries da educação básica, mas continua
por toda a educação fundamental e média até a superior. Um livro, pois,
representa as séries iniciais, todas as séries da fundamental e média e o outro
livro pode representar o nível superior que é onde o pedagogo vai buscar e
construir sua ciência, as bases para sua prática e os fundamentos éticos para a
construção de sua personalidade que será também espelho para os seus educandos;
6º) As
garras do pássaro se afirmam com vigor na base que apóia seus pés. Isso permite
significar a profundidade, a firmeza intelectual, cultural, pedagógica e moral
que devem ser qualidades essenciais do pedagogo;
7º) Por
fim, a cauda do pássaro apresenta uma clara conotação de elemento de equilíbrio
para o pássaro. Assim também a pessoa do pedagogo deve primar-se pelo
equilíbrio, pela personalidade segura pela capacidade de mediar as suas
exigências pessoais e profissionais com dificuldades sociais que ele vai
encontrar nas salas de aulas, escolas, familiares e colegas de profissão. O
equilíbrio que, em ética se chama virtude da prudência, é justamente a balança
que pesa nas proporções necessárias tanto o ardor do pedagogo na exigência de
condições razoáveis para o exercício de sua profissão quanto no seu
posicionamento ético de não trabalhar só pelo salário mensal e para a
satisfação de suas necessidades puramente materiais.
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