Tecendo redes de conhecimento no Ciberespaço

O que há de novo e inédito com as tecnologias da informação e da comunicação é a parceria cognitiva que elas estão começando a exercer na relação que o aprendente estabelece com elas.

Assman (2005, p.19)


Este blog é um espaço de compartilhamento de criações textuais diversas com o objetivo de criar uma rede de conhecimentos através das novas tecnologias e da inteiração em rede!

Bem Vindo...

Bem Vindo...

A sabedoria consiste na busca incessante do criar e recriar, onde os saberes são reinventados a cada instante em uma construção constante e ininterrupta!

Paula Oliveira

Educação Infantil



Atividade Permanente
Brincadeiras na frente do espelho 




“Hora de se conhecer”
            As atividades com espelhos ajudam as crianças a construir a sua identidade e a entender os limites do próprio corpo. Através de caras e bocas, as crianças fazem caretas, imitam os colegas e exploram expressões.
       Começa então a autodescoberta, uma exploração sensorial relacionada ao desenvolvimento psicológico, essencial para que a criança se perceba como alguém autônomo e com domínio de si.
            Essas atividades são uma oportunidade de a criança se enxergar por inteiro e exercitar o uso competente do corpo.
Faixa etária: 0 a 6 anos

Objetivos
- Brincar;
- Familiarizar-se com a imagem do corpo;
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras;
- Relacionar-se com as demais crianças e professores valorizando a convivência coletiva;
- Praticar o exercício de um projeto em sociedade, na qual sejam valorizadas a cooperação, autonomia e solidariedade;
- Construir a identidade.

Conteúdos
Identidade e Autonomia
Movimento

Metodologia
Todas as atividades devem ser feitas em frente aos espelhos, sempre estimulando a observação.

Atividade 1
Incentivar os pequenos a observar a própria imagem. Pedir que eles toquem diferentes partes do corpo. Propor brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimulá-los a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do João! Vamos fazer igual?

Atividade 2
Colocar músicas do cancioneiro popular (Caranguejo Não É Peixe, Cabeça, Ombro, Perna e Pé etc.) que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em novos gestos e imitar os colegas.

Atividade 3
Propor agora a brincadeira seu-mestre-mandou. Com todos em pé, dar os comandos: Cruzar as pernas!, Ajoelhar-se!. A cada posição, estimulá-los a se observar e testar possibilidades de movimento.

Atividade 4
Para brincar com expressões faciais, mostrar cartazes com diversas fisionomias. Depois, sugerir que a garotada faça caretas variadas.


Atividade 5
Hora do faz-de-conta: sugerir que cada um escolha se quer brincar de casinha, fantasiar-se ou maquiar-se. Oferecer novas possibilidades de acessórios e de brincadeiras.

Materiais Didáticos
Dois espelhos grandes (de preferência presos à parede), cartazes com fotos de diferentes expressões faciais retiradas de revistas ou da internet, aparelho de som, fantasias, bijuterias, chapéus, maquiagem infantil e colchonete.

Avaliação
- Observar a cada nova atividade se houve concentração e interação com os colegas e professores.
- Verificar como foi a exploração dos gestos e materiais utilizados.
- Perceber se houve cooperação e solidariedade para com o grupo.
- Analisar como foi direcionada a construção da identidade e autonomia, frente às possibilidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário