Atividade Permanente
Brincadeiras na frente do
espelho
“Hora de se
conhecer”
As atividades com espelhos ajudam as
crianças a construir a sua identidade e a entender os limites do próprio corpo.
Através de caras e bocas, as crianças fazem caretas, imitam os colegas e
exploram expressões.
Começa então a autodescoberta, uma
exploração sensorial relacionada ao desenvolvimento psicológico, essencial para
que a criança se perceba como alguém autônomo e com domínio de si.
Essas atividades são uma
oportunidade de a criança se enxergar por inteiro e exercitar o uso competente
do corpo.
Faixa
etária: 0 a 6 anos
Objetivos
-
Brincar;
-
Familiarizar-se com a imagem do corpo;
-
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas
brincadeiras;
-
Relacionar-se com as demais crianças e professores valorizando a convivência
coletiva;
-
Praticar o exercício de um projeto em sociedade, na qual sejam valorizadas a
cooperação, autonomia e solidariedade;
-
Construir a identidade.
Conteúdos
Identidade
e Autonomia
Movimento
Metodologia
Todas
as atividades devem ser feitas em frente aos espelhos, sempre estimulando a
observação.
Atividade 1
Incentivar os pequenos a
observar a própria imagem. Pedir que eles toquem diferentes partes do corpo.
Propor brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os
braços. Estimulá-los a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do João!
Vamos fazer igual?
Atividade 2
Atividade 2
Colocar músicas do
cancioneiro popular (Caranguejo Não É Peixe, Cabeça, Ombro, Perna e Pé etc.)
que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em
novos gestos e imitar os colegas.
Atividade 3
Atividade 3
Propor agora a brincadeira
seu-mestre-mandou. Com todos em pé, dar os comandos: Cruzar as pernas!, Ajoelhar-se!.
A cada posição, estimulá-los a se observar e testar possibilidades de
movimento.
Atividade 4
Atividade 4
Para brincar com
expressões faciais, mostrar cartazes com diversas fisionomias. Depois, sugerir
que a garotada faça caretas variadas.
Atividade 5
Hora do faz-de-conta:
sugerir que cada um escolha se quer brincar de casinha, fantasiar-se ou
maquiar-se. Oferecer novas possibilidades de acessórios e de brincadeiras.
Materiais Didáticos
Dois espelhos grandes (de
preferência presos à parede), cartazes com fotos de diferentes expressões
faciais retiradas de revistas ou da internet, aparelho de som, fantasias,
bijuterias, chapéus, maquiagem infantil e colchonete.
Avaliação
- Observar a cada nova
atividade se houve concentração e interação com os colegas e professores.
- Verificar como foi a
exploração dos gestos e materiais utilizados.
- Perceber se houve
cooperação e solidariedade para com o grupo.
- Analisar como foi
direcionada a construção da identidade e autonomia, frente às possibilidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário