Tecendo redes de conhecimento no Ciberespaço

O que há de novo e inédito com as tecnologias da informação e da comunicação é a parceria cognitiva que elas estão começando a exercer na relação que o aprendente estabelece com elas.

Assman (2005, p.19)


Este blog é um espaço de compartilhamento de criações textuais diversas com o objetivo de criar uma rede de conhecimentos através das novas tecnologias e da inteiração em rede!

Bem Vindo...

Bem Vindo...

A sabedoria consiste na busca incessante do criar e recriar, onde os saberes são reinventados a cada instante em uma construção constante e ininterrupta!

Paula Oliveira

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Atividade com Crachá

Atividades com crachás na Escola favorecem a auisição da escrita e da leitura nas crianças e essas atividades além de simples colaboram veementemente com as aprendizagens na sala de aula. Podem ser utilizados de várias formas e em momentos os mais diversos, fazer uso da criatividade é sempre importante nas salas de aula infantis.

Essa atividade foi realizada como experiência de prática do Componente Curricular Linguagem e Pensamento II, do meu curso de Pedagogia.

A atividade proposta para esse desafio foi realizada na Escola Municipal João Barbosa de Lucena, onde sou gestora, com alunos do 1º ano, faixa etária de 6 anos, na turma da professora Rosineide.
O gênero textual escolhido por mim foi o crachá, onde foram confeccionados crachás com os nomes das crianças.

1º Passo
Apresentei aos alunos os papéis que trouxe com os nomes deles e espalhei sobre o birô da sala de aula com os nomes virados para baixo, expliquei que eles deveriam pegar um papel e voltar para a banca deixando os papéis emborcados.

2º Passo

Após a escolha dos papéis, pedi que eles virassem e olhassem. Perguntei o que eles viam e que tinha nos pedacinhos de papel. Nesse momento todos os alunos reconheceram que tinham nomes escritos e alguns disseram que eram os nomes de colegas da sala.

3º Passo
Iniciei a troca de crachás com um aluno surdo e mudo, para auxiliar na atividade, perguntei para a sala se alguém reconhecia qual era o nome que tinha naquele papelzinho, a euforia iniciou e a maioria se empenhou em fazer a leitura, e alguns descobriram que o nome não era o dele e então ele repassou o crachá para o colega que constava o nome e assim seguiu até que todos recebessem os seus respectivos crachás.

4º Passo
Indaguei as crianças a respeito daquele papel e se eles sabiam para que servia, nenhum soube responder, então expliquei que aquilo era um crachá e que serve para identificar uma pessoa pelo seu nome.

5º Passo
Finalizamos a atividade com as crianças ilustrando seus crachás com um desenho representando eles ao lado de seus nomes.

Avaliação
Essa atividade foi bem significativa, pois os alunos interagiram bastante e ajudaram mutuamente uns aos outros, para descobrir o nome que estava em cada crachá. Quando uma criança não conseguia identificar os outros ajudavam e nessa troca todos aprenderam mais com a leitura, a escrita e a fala. A agitação e euforia das crianças favoreceram para que todas participassem e a interação foi unânime, a colaboração da professora regente também contribuiu significativamente para o desenrolar e bom andamento da atividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário