Atividades com crachás na Escola favorecem a auisição da escrita e da leitura nas crianças e essas atividades além de simples colaboram veementemente com as aprendizagens na sala de aula. Podem ser utilizados de várias formas e em momentos os mais diversos, fazer uso da criatividade é sempre importante nas salas de aula infantis.
Essa atividade foi realizada como experiência de prática do Componente Curricular Linguagem e Pensamento II, do meu curso de Pedagogia.
1º Passo
2º Passo
3º Passo
4º Passo
5º Passo
Avaliação
Essa atividade foi realizada como experiência de prática do Componente Curricular Linguagem e Pensamento II, do meu curso de Pedagogia.
A atividade proposta para esse
desafio foi realizada na Escola Municipal João Barbosa de Lucena, onde sou
gestora, com alunos do 1º ano, faixa etária de 6 anos, na turma da professora
Rosineide.
O gênero textual escolhido por
mim foi o crachá, onde foram confeccionados crachás com os nomes das crianças.
1º Passo
Apresentei aos alunos os
papéis que trouxe com os nomes deles e espalhei sobre o birô da sala de aula
com os nomes virados para baixo, expliquei que eles deveriam pegar um papel e
voltar para a banca deixando os papéis emborcados.
2º Passo
Após a escolha dos papéis, pedi
que eles virassem e olhassem. Perguntei o que eles viam e que tinha nos
pedacinhos de papel. Nesse momento todos os alunos reconheceram que tinham
nomes escritos e alguns disseram que eram os nomes de colegas da sala.
3º Passo
Iniciei a troca de crachás com um
aluno surdo e mudo, para auxiliar na atividade, perguntei para a sala se alguém
reconhecia qual era o nome que tinha naquele papelzinho, a euforia iniciou e a
maioria se empenhou em fazer a leitura, e alguns descobriram que o nome não era
o dele e então ele repassou o crachá para o colega que constava o nome e assim
seguiu até que todos recebessem os seus respectivos crachás.
4º Passo
Indaguei as crianças a respeito
daquele papel e se eles sabiam para que servia, nenhum soube responder, então
expliquei que aquilo era um crachá e que serve para identificar uma pessoa pelo
seu nome.
5º Passo
Finalizamos a atividade com as
crianças ilustrando seus crachás com um desenho representando eles ao lado de
seus nomes.
Avaliação
Essa atividade foi bem
significativa, pois os alunos interagiram bastante e ajudaram mutuamente uns
aos outros, para descobrir o nome que estava em cada crachá. Quando uma criança
não conseguia identificar os outros ajudavam e nessa troca todos aprenderam
mais com a leitura, a escrita e a fala. A agitação e euforia das crianças
favoreceram para que todas participassem e a interação foi unânime, a
colaboração da professora regente também contribuiu significativamente para o
desenrolar e bom andamento da atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário