ATIVIDADE DE LEITURA
Plano de Aula
|
Título: Roda de leitura
Livro: Você vai ao casamento do pato?
Autora: Rosângela Lima
Ilustrações: Emerson Pontes
Editora: Bagaço
Duração da aula: Aproximadamente 2 aulas
Turma: Nível III
Faixa etária: 5 anos
|
Apresentação
Em vias de criar um ambiente que instigue o aluno a
conhecer os livros, ouvir, ler, escrever e se expressar oralmente, se faz
necessária a inserção de rodas de leitura diárias na sala de educação
infantil.
Para a realização desta atividade de leitura escolhi
o livro “Você vai ao casamento do
pato?” da autora pernambucana e também editora da Editora Bagaço
Rosângela Lima a qual tive a oportunidade de ouvir da mesma, a contação da
história desse livro.
Você vai ao casamento do pato? É uma história
contada em versos, onde a cada página lidae apresentada, suscita a
curiosidade: e agora? O que vai acontecer? Quem mais vai ao casamento do
pato?
Vamos lá? E você? Conhece a rua Santo mato? Não? Se
não conhece vai conhecer, pois lá terá uma festa... o casamento do pato?
Vamos dar uma olhadinha?
|
Objetivo Geral
Desenvolver nas crianças o interesse pela literatura,
a fim de apropriarem-se da prática de leitura, escrita e oralidade.
Objetivos Específicos
|
Recursos
Avental
pintado com o tema do livro;
Boné de pato;
Caixa decorada com elementos da história: véu de
noiva, convite, buquê, cartola, cardápio;
Cartolina;
Folhas de ofício;
Lápis de cores e gizes de cera;
Livrão de imagens feito para contar a história
(feito de cartolina, papel seda, color set);
Saco plástico;
Som para ouvir a música: O pato de Vinicius de
Moraes;
Tiras digitadas e xerocadas com os trechos e falas
da história;
Viseiras de papel guache e emborrachado.
|
Metodologia
Pré-leitura
Leitura
Pós-leitura
|
Desenvolvimento
1º passo: antes da leitura, trazer a caixa decorada contendo os elementos da
história que será contada para a sala de aula. Formar uma roda no chão com as
crianças, enquanto a caixa vai passando por cada criança e elas vão pegando
os elementos da história para reconhecimento, a música “O pato” é escutada.
Quando a música parar, as crianças tentam descobrir o tema da história que
será contada, eles deverão descobrir através dos elementos apresentados e por
dicas dadas a cada aproximação do título do livro.
O Pato
Lá vem o pato
Pata aqui, pata acolá Lá vem o pato Para ver o que é que há O pato pateta Pintou o caneco Surrou a galinha Bateu no marreco Pulou do poleiro No pé do cavalo Levou um coice Criou um galo Comeu um pedaço De genipapo Ficou engasgado Com dor no papo Caiu no poço Quebrou a tigela Tantas fez o moço Que foi pra panela
2º passo: depois que o tema e título do livro forem apresentados, a professora
se caracteriza com o boné de pato e o avental com o tema do livro. A leitura
do livro deverá ser feita como uma apresentação, por meio da contação da
história. A cada página do livrão de imagens que vai sendo apresentada,
deve-se questionar as crianças sobre o que vai acontecer depois.
Exemplo:
Professora:
- Quem vai ao casamento do pato?
- Quem você vai levar?
Trecho da
história: É NO DIA VINTE E QUATRO
LÁ NA RUA
SANTO MATO
VAI A
VACA, VAI O GATO
A GALINHA
E O RATO
Professora:
- Quem vocês acham que vai também?
- Qual será o cardápio?
Trecho da
história: A GATA FOI CORRENDO
COM O
GATÃO SE ENCONTRAR
ACABOU SE
ABORRECENDO
- OLHEM
SÓ COMO ELE ESTÁ!
E VOCÊ
QUE ESTÁ LENDO,
PODE
AGORA ME AJUDAR?
VAMOS
MIAR BEM ALTO
QUE É PRA
ELE ACORDAR. (A professora e as crianças miam bem alto).
E toda a
leitura/contação da história vai sendo realizada dessa forma, com muitas
perguntas, reflexões, questionamentos, descobertas e criação de soluções.
3º passo: a professora leva copiados os nomes dos alunos em papeizinhos dentro
de um saco e em outro, os nomes dos animais que foram para o casamento do
pato. Cada aluno sorteado vai pegar um nome de um animal dentro do outro
saquinho. Por meio da expressão corporal, através de mímicas e imitação de
sons, imitará o animal que sorteou.
4º passo: todos os alunos recebem a parte de papel da viseira para desenhar e
pintar nela, qual dos animais que foram para o casamento do pato eles seriam.
5º passo: a professora entrega pedaços de papel ofício cortados em retângulos
para os alunos e reconta a história, página a página, para que façam desenhos
representando cada etapa da história. No fim, entrega pedaços recortados com
todos os trechos e falas da história para eles irem formando a sua versão da
história: VOCÊ VAI AO CASAMENTO DO
PATO?
|
Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, desde o primeiro
momento da aula. os aspectos a serem avaliados qualitativamente serão:
participação, expressividade, oralidade e criatividade.
A cada nova etapa e atividade sugerida, entendendo
que, a avaliação é um processo pelo qual devemos refletir acerca da
metodologia aplicada, verificando se os objetivos foram atingidos, auxiliando
assim, na tomada de decisões e aprimoramento.
|
Bibliografia
LIMA, Rosângela.
Você vai ao casamento do pato?. Ed. Atualizada. Recife: Editora Bagaço,
2008.
|
Muito boa essa atividade. Fiz com meus alunos eles amaram.
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirAtividade otima. Parabéns. Fiz com meus alunos,eles amaram. No final complementei pedindo que ele produzissem um convite para para o casamento do pato
ResponderExcluir