O estudo da
matemática tem o objetivo de difundir os saberes inerentes à vida prática,
considerando que a atual revolução tecnológica exige formação básica, contudo
apropriada na utilização desses recursos inovadores.
A matemática por sua vez, é
constituída de técnicas diversificadas, as quais são utilizadas nos mais
diversos contextos e realidades, desempenhando três papeis diferentes,
remetendo o seu uso na interação com outras ciências. Não obstante haja uma
divergente relação do uso da matemática na vida das pessoas, onde proporciona
intolerância a essa disciplina escolar, que muitas vezes a torna uma ciência de
difícil acesso e assimilação, a qual interfere na relação de
ensino/aprendizagem, sendo pertinente salientar que essa estrutura absorvida
pela grande maioria dos educandos, floresce da forma com que os professores
formaram esse conhecimento. Em conseqüência, o desinteresse pela matemática é
relacionado à abrupta descontextualização dos conteúdos abordados na escola,
favorecendo uma visão mítica em relação a matemática, devido a não apresentarem
quase nenhum significado para a vida dos educandos no que concerne às situações
reais.
Desse modo, a visão que é tida da
matemática por alguns, constitui apenas em uma formalização da grade curricular
escolar, onde são poucos aqueles que possuem habilidade para fomentar esse
conhecimento. Por sua vez, o método de ensino converge a esse pensamento.
Considerando que a aprendizagem
integrada nas ações cotidianas favorece a uma visão prerrogativa, devido a
essas ações estarem repletas de envolvimento com a matemática é de suma
relevância acrescentar que o conhecimento matemático faz-se necessário na
compreensão do mundo ao nosso redor. Essa necessidade impera os desafios
apontados, fazendo com que aprender matemática venha a desenvolver certo
prazer.
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