Tecendo redes de conhecimento no Ciberespaço

O que há de novo e inédito com as tecnologias da informação e da comunicação é a parceria cognitiva que elas estão começando a exercer na relação que o aprendente estabelece com elas.

Assman (2005, p.19)


Este blog é um espaço de compartilhamento de criações textuais diversas com o objetivo de criar uma rede de conhecimentos através das novas tecnologias e da inteiração em rede!

Bem Vindo...

Bem Vindo...

A sabedoria consiste na busca incessante do criar e recriar, onde os saberes são reinventados a cada instante em uma construção constante e ininterrupta!

Paula Oliveira

domingo, 11 de dezembro de 2011

Concepções sobre a matemática


O estudo da matemática tem o objetivo de difundir os saberes inerentes à vida prática, considerando que a atual revolução tecnológica exige formação básica, contudo apropriada na utilização desses recursos inovadores.
            A matemática por sua vez, é constituída de técnicas diversificadas, as quais são utilizadas nos mais diversos contextos e realidades, desempenhando três papeis diferentes, remetendo o seu uso na interação com outras ciências. Não obstante haja uma divergente relação do uso da matemática na vida das pessoas, onde proporciona intolerância a essa disciplina escolar, que muitas vezes a torna uma ciência de difícil acesso e assimilação, a qual interfere na relação de ensino/aprendizagem, sendo pertinente salientar que essa estrutura absorvida pela grande maioria dos educandos, floresce da forma com que os professores formaram esse conhecimento. Em conseqüência, o desinteresse pela matemática é relacionado à abrupta descontextualização dos conteúdos abordados na escola, favorecendo uma visão mítica em relação a matemática, devido a não apresentarem quase nenhum significado para a vida dos educandos no que concerne às situações reais.
            Desse modo, a visão que é tida da matemática por alguns, constitui apenas em uma formalização da grade curricular escolar, onde são poucos aqueles que possuem habilidade para fomentar esse conhecimento. Por sua vez, o método de ensino converge a esse pensamento.
            Considerando que a aprendizagem integrada nas ações cotidianas favorece a uma visão prerrogativa, devido a essas ações estarem repletas de envolvimento com a matemática é de suma relevância acrescentar que o conhecimento matemático faz-se necessário na compreensão do mundo ao nosso redor. Essa necessidade impera os desafios apontados, fazendo com que aprender matemática venha a desenvolver certo prazer.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário