As
diferentes medidas têm relevante participação em nossa vida diária, de forma a
nos utilizarmos delas sem nos darmos conta. São inúmeras as situações que
envolvem tais problemas, aos quais notamos que em muitas ocasiões fazemos uso
inconsciente das medidas não-convencionais por serem de apropriação e domínio
popular, sem que haja uma maior especificidade de conhecimentos nessa área.
Ao conduzirmos o estudo das
diferentes grandezas e os vários tipos de medidas, reportamo-nos àquilo que os
matemáticos sugerem, de iniciar os estudos com as medidas não-convencionais.
Acerca dessa sugestão, atentamos para o fato de que ao conduzirmos dessa forma
os estudos, estamos criando oportunidades de que sejam problematizadas as
dificuldades e facilidades de se medir com tais unidades.
Contudo os resultados em sua
maioria, de algumas medidas, não serão exatos, sendo necessária uma
aproximação. Esse tipo de atividade tende a favorecer a compreensão do ato de
medir, onde a diversidade de resultados é favorecida. Sendo assim, o estudo com
as medidas ao ser iniciado com as não-convencionais, produz uma conexão de
compreensão posteriormente entre as medidas convencionais, pois tornam-se
facilitadas pelas iniciativas pessoais dos diversos resultados obtidos nos
estudos iniciais com as não-convencionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário