Tecendo redes de conhecimento no Ciberespaço

O que há de novo e inédito com as tecnologias da informação e da comunicação é a parceria cognitiva que elas estão começando a exercer na relação que o aprendente estabelece com elas.

Assman (2005, p.19)


Este blog é um espaço de compartilhamento de criações textuais diversas com o objetivo de criar uma rede de conhecimentos através das novas tecnologias e da inteiração em rede!

Bem Vindo...

Bem Vindo...

A sabedoria consiste na busca incessante do criar e recriar, onde os saberes são reinventados a cada instante em uma construção constante e ininterrupta!

Paula Oliveira

domingo, 11 de dezembro de 2011

Trabalhando as operações aritméticas


Por que os PCNs propõem o trabalho em conjunto com as operações adição-subtração
multiplicação-divisão?

Devemos considerar que a aprendizagem das operações aritméticas não deve ocorrer de forma linear, dispondo-as em uma determinada ordem onde viria a adição, depois a subtração, em seguida a multiplicação e por fim a divisão. O trabalho deve ser realizado agrupando as operações que formam um mesmo campo conceitual, tendo no campo aditivo: a adição e subtração e mo campo multiplicativo a multiplicação e divisão.
A relevância de se trabalhar através do conjunto dessas operações se faz devido a possibilitar operações mentais inversas, onde a partir de um determinado problema decorrem várias outras situações-problema possibilitando a construção do domínio das relações entre as operações contidas no mesmo campo conceitual, seja aditivo ou multiplicativo.
De acordo com os PCNs a construção dos diferentes significados leva tempo e ocorre pela descoberta de diferentes procedimentos de solução.
Ao denotar tais considerações, pode-se concluir que os problemas cumprem um importante papel no sentido de propiciar as oportunidades para as crianças, ao interagirem com os diferentes significados das operações, levando-as a reconhecer que um mesmo problema pode ser resolvido por diferentes operações, assim como uma mesma operação pode estar associada a diferentes problemas.


Uum problema para cada significado das operações adição e subtração
.
·         Situações ligadas à idéia de “juntar”

ü  Em uma cesta tem 13 laranjas maduras e 9 verdes. Quantas laranjas são?
ü  Em uma cesta há algumas laranjas verdes e 13 maduras, no total são 22 laranjas. Quantas laranjas verdes tem?
ü  Em uma cesta com 22 laranjas, 9 são verdes. Quantas são maduras?

·         Situações ligadas à idéia de transformação

ü  Carlos comprou 25 bolas de gude. Ele ganhou 8 bolas numa brincadeira.
Quantas bolas de gude ele tem agora?

ü  Fábio tinha 28 figurinhas. Ele perdeu 7 num jogo. Quantas figurinhas ele tem agora?

·         Situações ligadas à idéia de comparação

ü  Ana e Luíza brincavam de boneca e foram contar quantas tinham. Ana tinha 5 bonecas e Luíza tinha 3 a mais que Ana. Quantas bonecas Ana tinha?

·         Situações que supõem a compreensão de mais de uma transformação

ü  Lucas terminou uma partida de jogo com alguns pontos. Ao reiniciarem o jogo ele ganhou mais 6 pontos, e logo em seguida ganhou 9 pontos. O que aconteceu com os seus pontos no final do jogo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário